Tratamento clínico para DTM

O que é DTM?

Disfunção Temporomandibular, DTM, é uma patologia que acomete as estruturas do sistema mastigatório como a ATM (articulação temporomandibular), músculos da face/cabeça e pescoço.

O que é ATM?

A articulação temporomandibular, ATM é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Para que você consiga identificar, ela é a articulação que fica bem à frente do ouvido, que se move ao abrir e fechar a boca. Pela proximidade e ligação da ATM com os músculos da face, ouvido, cabeça e cervical, disfunções nesta articulação – DTMs – podem ocasionar dores além de pontualmente na região, como: dores de cabeça, dores cervicais, dores na face, sensação de pressão no ouvido, sensação de tontura, estalidos ao abrir ou fechar a boca, dentre outros sintomas que, no primeiro momento parecem não ter qualquer relação com um problema de ATM, mas que podem sim ser causadas por isso, necessitando de um tratamento específico para a região.

Por desconhecimento de qual especialista recorrer, muitos pacientes que possuem DTM sofrem com dores e não conseguem diagnosticar e consequentemente tratar.

Caso você tenha algum destes sintomas, já investigou com médicos e não encontrou uma causa específica, o profissional da odontologia habilitado para o tratamento de disfunções de ATM poderá te ajudar.
É importante salientar que não existe uma causa específica para essa disfunção, sendo necessário avaliar os sinais e sintomas para verificar se se trata de um problema localizado: articular / muscular, ou se está associado à um problema sistêmico, como em casos degenerativos, que podem estar presentes em pacientes que possuem histórico de trauma, hábitos de apertamento e/ou roer unha, predisposição genética, ou até relacionado a doenças inflamatórias crônicas ou autoimunes, sendo necessário uma investigação e acompanhamento médico específico.

O tratamento das DTMs, sendo a causa muitas vezes multifatorial, precisa envolver diferentes especialidades, como: odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, reumatologia (em casos específicos) e até acompanhamento nutricional, em casos de inflamação do organismo e articulações. Do aspecto odontológico, a maior parte dos tratamentos consegue ser realizada de forma clínica e conservadora. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de ressonância de ATM para melhor investigação do acometimento.

Cada caso deve ser avaliado e tratado individualmente.